Publicado em 25/03/2022
Hoje, não importa se o cliente está usando um tablet, um smartphone, Xbox ou Playstation, e até mesmo o computador mais avançado, é possível, em qualquer localização, que ele receba soluções para a sua vida. A partir de qualquer canal, ele acessa a apresentação de um produto (marketing), passa por um processo de vendas e recebe o que queria.
Para que os clientes vivenciem essa experiência de maneira mais fluida entre os canais das empresas, tem sido necessário oferecer cada vez mais facilidades aos consumidores. O objetivo é atrair, converter e reter os clientes, atendendo-os com visão estratégica.
Dentre os caminhos que devem ser percorridos, estão as soluções Ominichannel. Para quem ainda não tem tanta familiaridade com o tema, Omni é uma palavra derivada do latim que significa todo, ou seja, integral e completo.
Quando falamos deste conceito em um sistema (seja ele um software ou não), expressamos a utilização dos canais de interação com os clientes disponíveis como um “todo” , integrando e permitindo gestão de todas as ações do negócio.
Pense no cliente que entra em contato com uma empresa para saber mais sobre um produto, por exemplo. Neste momento ele dá seus dados pessoais e passa pelo processo de atendimento. Se ele precisar ser transferido ou voltar a ligar, a partir do conceito Omni, este cliente não precisará repetir os dados. Na verdade, o registro automático permitirá que a empresa já tenha um histórico desse cliente, sabendo inclusive quais são suas preferências. Com isso, o atendimento fica mais ágil e todas as informações acessíveis e centralizadas.
Para o consumidor é uma solução eficaz e também para a marca, que assume seu papel de garantir mais segurança ao seu cliente, com respostas rápidas em solução.
Varejo Automotivo
A personalização e agilidade no atendimento são ações necessárias para todos os setores. Para o varejo automotivo, principalmente, a experiência da “omnicanalidade” reflete que um único responsável de software possa atuar em diversas soluções, como por exemplo, gerir as vendas, integrar com logística, integrar com chatbot, integrar com qualquer parceiro de negócio e entregar a cada envolvido no processo, as informações estratégicas de inteligência do negócio. Isso gera segurança e agilidade, sem que o empresário precise contratar diversas soluções. Ou seja, uma única plataforma que atende a multiplicidade dos canais.
Resumindo, Omnichannel é uma estratégia do varejo, que integra lojas físicas, e-commerces e consumidores utilizando diferentes canais de comunicação para oferecer a mesma experiência de compra no ambiente online ou offline.
Com isso, facilita-se o processo de compra, gerando novos pedidos, já que dá visibilidade a outros itens da marca por meio da navegação entre os canais.
O sistema Omni desburocratiza o processo, acompanhando a agilidade da era digital.
A partir do atendimento Omnichannel, é possível uma melhor comunicação das marcas com o consumidor por diversos canais, o que garante uma excelente estratégia de vendas.
Exemplo
Vamos entender na prática como a solução Ominichannel funciona: o seu cliente viu um produto na sua loja física, fez até mesmo um cadastro com um dos vendedores, mas não fechou a compra. Chegando em casa, ele entrou na sua loja online, só fez login, pois já estava no sistema (cadastrado), viu que o produto tinha um valor similar no e-commerce e decidiu tirar algumas últimas dúvidas com o chatbot. Feliz com as respostas, fechou a compra digital e já recebeu sua nota fiscal de compra e as informações sobre os próximos passos por email. No dia seguinte, ele liga na loja para garantir que deu tudo certo, o atendente já tinha todas as informações consolidadas desde o momento que o cliente teve o primeiro contato com a loja física. A conversa foi ágil, o atendente confirma a compra, o prazo de entrega e tudo o mais que o cliente quer saber. Cliente satisfeito!
Vantagens
Como ficou claro até aqui, utilizar um conceito Omni em suas soluções é a garantia de uma experiência única em tecnologia, envolvendo seu cliente e tornando a operação bem mais ágil, propositiva e positiva, como também sua marca mais visível em todos os canais.
Além disso, se você investe em uma plataforma Ominichannel, a experiência do seu colaborador também fica mais otimizada, gerando engajamento e produtividade. O que vai facilitar as ações dos departamentos de marketing, suporte e vendas.
Outra grande vantagem é que o histórico de interações com o cliente fica estrategicamente arquivado, gerando uma relação mais próxima e humanizada. A solução oferece relatórios em tempo real e muitas facilidades para a comunicação com o cliente.
A estratégia Omni fortalece sua autoridade e credibilidade junto ao consumidor. Mas para que ela seja de fato efetiva, você precisa fazer a sua parte, que inclui: mapear o atendimento ao cliente, alinhar o tom desse atendimento e monitorar sempre os resultados.
Agora você já sabe: vale a pena conhecer melhor esse conceito e colocá-lo em prática na sua empresa!
Vitor Andrade
CEO – Overflow Solutions
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