Publicado em 08/06/2022
Com que atenção você tem olhado para o seu estoque? Talvez ele esteja sendo deixado à margem de tantas outras análises diárias. Vamos entender como gerar lucro com o seu estoque em três passos essenciais, para isso, você precisa: ouvir o seu cliente , entender o fornecedor e ficar de olho na gestão .
De olho no cliente
Começando pelo cliente, é preciso entender o que ele realmente quer comprar, e o cliente está constantemente nos dando informações sobre suas reais necessidades e desejos de compra como, por exemplo, através de orçamentos feitos que não viraram venda efetivamente. Quando essas informações são organizadas, geram uma estratégia de abrangência maior sobre o mercado, garantindo que o seu estoque nunca se torne obsoleto e irrelevante, chegando ao nível de ser sucateado. Tenha sempre os indicadores focados no cliente e na sua necessidade.
Com informações organizadas e baseadas na relação com o cliente que comprou e até com o que não comprou, será possível ter um abastecimento de estoque focado no que chamamos de Curva ABC, classificando as informações e separando os itens por importância dentro do seu processo de vendas. Tome por base as vendas perdidas e entenda melhor os motivos que levaram ao não fechamento das mesmas. Afinal, a sua demanda precisa estar alinhada à popularidade das peças.
Analise a causa para as vendas perdidas de peças, que pode ser por preço, por exemplo. Alinhe seu pós-venda para receber esse feedback não só do cliente que compra, mas do que não compra também, para organizar ainda melhor o seu atendimento e o seu estoque.
Aqui entra a importância do CRM (Customer Relationship Management), para que você mantenha contato constante com o seu cliente, durante toda a experiência de compra, fortalecendo esse relacionamento para captar informações relevantes de vendas e entender o que ele compra hoje e pode comprar no futuro.
Além disso, esse cliente sendo atendido com qualidade, pode também ser um indicador de negócios. Ouvir o cliente e organizar essas informações é Essencial para gerar um estoque realmente lucrativo! Mantenha-o no radar. Se ele diz o que quer comprar, não perca tempo e tenha um estoque estratégico e inteligente, baseado em informações reais trazidas pelos próprios clientes.
De olho no fornecedor
Do mesmo modo que é preciso entender o cliente, é fundamental entender a relação com os fornecedores, como obter junto àqueles que são seus parceiros a melhor e mais lucrativa forma de manter um estoque que garanta produtividade e lucratividade. Aqui estamos no nosso segundo passo para um estoque lucrativo. Antes de sair comprando peças, faça uma análise estratégica do mix de fornecedores que atende sua empresa, levando em conta critérios como:
Realmente criar um processo simples de gestão de fornecedores com indicadores que garantam de fato um estoque inteligente e lucrativo.
Além disso, analise estrategicamente o lote de produtos. É um lote econômico? É possível comprar peça coligada a um kit ou em lote, para empoderar a venda? Analise os modelos de frequência e de compra.
E fique de olho na sazonalidade para cada compra. Por exemplo, como se vende mais limpadores de para-brisas na época de chuvas, o estoque vai ter que estar preparado para essa demanda.
Para ter mais lucro com o seu estoque, você precisa, então, formar a cadeia de suprimentos, olhando a logística do fornecedor, com a análise do mix de fornecedores e a frequência ideal para compra. Jamais acumule peças fora da curva, o que chamamos de peças C. Afinal, você precisa focar no que, de fato, vai trazer resultados. Observe sempre a obsolescência de seu estoque, tenha processos administrativos para evitar isso.
De olho na gestão
E, nosso terceiro passo para ter um estoque lucrativo é ficar de olho na gestão . Afinal, você já está olhando mais para o cliente, para o estoque, consegue aumentar o giro de peças em estoque e pode, então, vender e devolver peças que estão obsoletas, reduzir o espaço físico e melhorar o custo do estoque, tendo uma venda mais competitiva.
A partir do aumento da quantidade de vendas com qualidade, você pode partir para os meios digitais e e-commerce com competitividade, já que seu estoque está lucrativo. Afinal, por já ter informações do cliente, dados e processos bem definidos com os fornecedores, a gestão do estoque vai garantir de forma inteligente e fluída a lucratividade esperada. Você entrou no que chamamos de ciclo virtuoso: Planejar – Executar (Do) – Checar – Ágil (PDCA). Continue assim!
Aqui fica um ponto de atenção: algumas pessoas optam em começar pelo digital, mas este é o pior caminho que existe, principalmente se não tiverem estruturado o estoque, o que aumenta o problema, porque não será possível reduzir a margem, o que aumenta o custo do estoque e a obsolescência.
Lembre-se: olhe para o seu cliente, para o fornecedor e tenha a gestão do processo para um estoque lucrativo e, aí sim, busque outras formas de venda. Foque sempre na redução de espaço, custo, obsolescência e parta para uma venda competitiva. Com a casa em ordem, o caminho estará liberado para excelentes resultados nos canais de vendas digitais.
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Vitor Andrade
CEO – Overflow Solutions
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